Descodificado

Share this post

Perfis de blogueiro extremista são suspensos

descodificado.vero.org.br

Perfis de blogueiro extremista são suspensos

Instituto Vero
Oct 18, 2021
Share this post

Perfis de blogueiro extremista são suspensos

descodificado.vero.org.br

Com o ritmo mais lento do Congresso Nacional devido ao feriado de 12 de outubro, foi a vez dos demais Poderes ganharem destaque em decisões relacionadas à Internet e tecnologia.

No judiciário, o STF decidiu em plenário pela restrição de fornecimento de dados do Sistema Brasileiro de Inteligência para a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin. Além disso, no âmbito dos inquéritos que investigam ataques às instituições democráticas, o Ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas em redes sociais de blogueiro extremista.

Já no Poder Executivo, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, tenta reverter o remanejamento de 90% de seus recursos que está sendo feito pelo Ministério da Economia. Mais uma vez, a pesquisa e a ciência entram na mira do Governo Federal.

Perfis de blogueiro extremista são suspensos

O blogueiro de extrema-direita e apoiador de Jair Bolsonaro, Allan dos Santos, teve sua conta pessoal do Instagram e seu canal do YouTube, Terça Livre, suspensos por decisão judicial. Segundo as plataformas, a decisão foi proferida em ação que corre em segredo de justiça. No entanto, há a suspeita de que ela tenha sido tomada no âmbito dos inquéritos que estão no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes. Por ordem do ministro, na semana anterior, o Twitter já havia bloqueado dois perfis utilizados pelo blogueiro.

Por unanimidade, STF restringe fornecimento de dados para a Abin

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sobre a questão de compartilhamento de dados do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo a decisão, os órgãos que compõem o Sisbin somente podem fornecer dados à Agência quando comprovado o interesse público da medida. Além disso, toda decisão de fornecimento de dados deverá ser formalmente motivada, possibilitando eventual controle de legalidade pelo Poder Judiciário. 

A ação de inconstitucionalidade, ADI 6529, foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Rede Sustentabilidade para questionar o art. 4º da Lei 9.883/99, que condiciona a simples ato da presidência da República o fornecimento de dados para a Abin, comprometendo direitos fundamentais de cidadãos.

Ministro fala sobre CNPq

O Congresso Nacional aprovou o PLN 16/2021, que remaneja R$ 600 milhões do orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia para outras pastas, a pedido do Ministério da Economia. O valor representa aproximadamente 90% dos recursos do ministério e segundo seu titular, Marcos Pontes, ele próprio foi pego de surpresa com o corte. Tal fato levantou reações por parte de parlamentares, que solicitam a revisão e a reposição dos recursos.

Na última última quarta-feira, 13, Pontes participou de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e explicou que o corte não afeta diretamente o pagamento de bolsas existentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mas, se o recurso não for recomposto, poderá afetar a chamada universal do CNPq lançada no início de setembro e a destinação de recursos para os institutos nacionais de ciência e tecnologia.

Não é a primeira vez que recursos destinados ao sistema de ciência e tecnologia brasileiro são alvos de cortes e de contingenciamentos por parte do Governo Federal. A batalha pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) já foi objeto da Descodificado.

O PLN 16/2021 será encaminhado para a fase de sanção e veto presidencial.

Centros de Inteligência Artificial

A Fapesp, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), lançou a segunda chamada de propostas para a criação de Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial. A iniciativa oferece apoio para a criação em universidades ou institutos de pesquisa de centros tecnológicos em parceria com empresas. Dentre seus objetivos estão o estímulo à pesquisa, fortalecimento e desenvolvimento de produtos, implementação de estratégias para a formação de recursos humanos qualificados em inteligência artificial e fornecimento de estruturas necessárias para a ampliação de redes de pesquisas.

Drones. O PL 3.611/2021 dispõe sobre o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) ou drones pelos órgãos de segurança pública. Dentre outros pontos, a proposta elenca as situações em que os equipamentos podem ser utilizados, além das responsabilidades e deveres dos órgãos em comando. (Sen. Veneziano Vital do Rêgo - MDB/PB)

Aparelhos eletrônicos para escolas. O PL 3.522/2021 pretende fazer com que aparelhos celulares, smartphones e demais aparelhos eletrônicos apreendidos dentro das prisões sejam destinados aos alunos da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade. (Dep. Alexandre Frota - PSDB/SP)

Liberdade de expressão. O PL 3.504/2021 propõe mudanças no Código Civil para promover a liberdade de expressão em face da administração pública e dos agentes públicos. (Dep. Adriana Ventura - NOVO/SP)

Câmara dos Deputados

Comissão PEC 10/2021 - Incentivos fiscais para empresas de tecnologia da informação e comunicação

19/10/2021 | Reunião técnica com a participação dos membros da Comissão, consultores legislativos e técnicos para debater a PEC 10/2021.

GT - Anteprojeto do Novo Código de Processo Penal

19/10/2021 | Pauta: Discussão e votação de propostas.

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI)

20/10/2021 | Pauta:

  • REQ 124/2021: requer convocação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, para esclarecer os cortes orçamentários no Ministério da Ciência e Tecnologia.

  • REQ 125/2021: requer audiência pública para debater o PL 1.354/2021 que pretende alterar o Marco Civil da Internet.

  • REQ 126/2021, REQ 127/2021 e REQ 128/2021: requerem audiências públicas no âmbito da Subcomissão Especial de Implantação da Tecnologia 5G no Brasil.

Share this post

Perfis de blogueiro extremista são suspensos

descodificado.vero.org.br
Comments
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2023 Instituto Vero
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing