Descodificado

Share this post

PL 2.630/20 esfria, mas ano eleitoral não para

descodificado.vero.org.br

Discover more from Descodificado

Newsletter semanal com os acontecimentos mais importantes do cenário político para quem vive da internet.
Continue reading
Sign in

PL 2.630/20 esfria, mas ano eleitoral não para

Instituto Vero
Apr 18, 2022
Share this post

PL 2.630/20 esfria, mas ano eleitoral não para

descodificado.vero.org.br
Share

O PL 2.630/20 esfriou. Depois de tantas semanas em destaque no cenário político e digital, a rejeição do requerimento de urgência pela Câmara dos Deputados deixou seu futuro em aberto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL) criticou o resultado da votação e a forma como os parlamentares se posicionaram em suas falas, ressaltando que o tema deve permanecer na agenda. Enquanto isso, a semana passada veio com a continuidade do acelerado ritmo do ano eleitoral. A preparação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2022 continua e a última reunião com representantes dos Tribunais Regionais pautou o tema da transparência. Além disso, se 2022 repetir a tendência dos últimos anos eleitorais, pode-se esperar um aumento de denúncias de discurso de ódio da internet. É o que indicam os preocupantes dados da ONG SaferNet Brasil. 

Confira os detalhes abaixo.

Lira critica rejeição da tramitação de urgência do PL 2.630/20

Após insuficiência de votos para a aprovação do pedido de urgência ao PL 2.630/2020, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), manifestou sua insatisfação com o resultado da votação. O presidente afirmou que existia a perspectiva de que a discussão sobre o requerimento fosse utilizada para aprimorar o texto do PL e acrescentou que a urgência pode ser pautada novamente.  Ele destacou que alguns deputados se esconderam atrás da liberdade de expressão para defender as regalias das Big Techs” e reforçou que essas empresas devem ter responsabilidade civil pelo que publicam e responsabilidade econômica sobre o que geram e ganham. Lira também criticou os posicionamentos dos parlamentares, destacando que o assunto não foi debatido de fato, e que o entendimento quanto ao tema é necessário para o bom andamento das eleições em 2022, sem a necessidade de atuação do Poder Judiciário, argumento que ele já havia utilizado durante a votação em Plenário. 

Reunião no TSE aborda transparência nas Eleições 2022 

Semana passada ocorreu o quarto e último encontro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com representantes dos Tribunais Regionais (TREs). Os presidentes dos TREs das regiões Sul e Centro-Oeste estiveram na última segunda-feira, 11, no TSE, juntamente com o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, e abordaram as medidas recentes que foram adotadas visando a transparência do processo eleitoral. Dentre elas, Fachin citou a ampliação das urnas eletrônicas que serão objeto de fiscalização e auditoria no dia das eleições, o que permitirá que as entidades de fiscalização confirmem a veracidade das urnas. Ainda buscando maior transparência e acesso à informação por parte dos cidadãos, o ministro mencionou que o prazo de disponibilização dos Boletins de Urna (BUs) diminuiu. A partir de agora, o material ficará acessível em tempo real, ou seja, assim que iniciado o período de recebimento dos dados pelo Tribunal. Fachin também mencionou, em seu discurso, princípios imprescindíveis às Eleições de 2022, como a inegociabilidade da democracia e a segurança e transparência do processo eletrônico de votação. 

Acordo de cooperação em tecnologia militar é aprovado no Senado

Na terça-feira, 12, foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal o PDL 254/2021, que ratifica o texto do acordo firmado no ano de 2020 pelo Brasil e os Estados Unidos, nomeado de Acordo RDT&E. O acordo trata sobre pesquisa e desenvolvimento de tecnologia militar e inclui empréstimos de equipamentos e materiais, além de prever a possibilidade de compartilhamento de informações para cooperação de iniciativas militares de ambos os países. Foi ressaltado pelo relator, senador Roberto Rocha (PTB/MA), que o acordo não envolve preparação nem o emprego de forças militares e que está no campo da chamada “diplomacia militar”, fortalecendo relações entre os países envolvidos e colaborando com desenvolvimento tecnológico.  

Levantamento aponta aumento de discurso de ódio em ano eleitoral

Pesquisa realizada pela Safernet Brasil constatou que, dos sete crimes para os quais a associação recebe denúncias e que envolvem discurso de ódio na internet, seis tiveram mais denúncias em anos de eleições, quando comparados aos demais anos. Os dados levantados foram referentes a 2018 e 2020, os últimos anos eleitorais que ocorreram no Brasil, e indicam a ocorrência de crimes de racismo, LGBTfobia, xenofobia, neonazismo, misoginia e apologia a crimes contra a vida.  O único crime relacionado a discurso de ódio cujas denúncias não aumentaram na comparação foi o da  intolerância religiosa. As denúncias são anônimas e recebidas pela SaferNet em seu site, gerando, inclusive, protocolo para acompanhamento.

Cala Boca Já Morreu realiza live e publica guia informativo

O tema do discurso de ódio foi um dos temas das lives do projeto Cala Boca Já Morreu, realizadas na semana passada. O evento abordou o tema das ameaças à liberdade de expressão no ambiente digital e contou com a participação de Felipe Neto, Preta Ferreira e Beto Vasconcelos,  na mesa “Por uma internet mais segura para você se expressar”, e Flávia Oliveira, Nilce Moretto e Sleeping Giants Brasil, em uma conversa sobre “Criar nas redes: como reduzir riscos?”, ambas com a moderação de Caio Machado. A atividade marcou a fase de expansão do projeto e lançamento do Guia Informativo, material que reúne informações sobre a liberdade de expressão dentro e fora da internet.

Telemedicina. O PL 911/2022 disciplina sobre a prática da medicina mediada por tecnologias interativas de comunicação áudio-visual e de dados, em todo o território nacional. 

Classificação indicativa. O PL 895/2022 pretende tornar obrigatório a classificação indicativa sobre a faixa etária de músicas nas rádios e streamers. 

Transparência. PL 893/2022 quer exigir que entidades sindicais ou de associação profissional que receberem recurso público, publiquem em site oficial, mensalmente, relatório com indicação do valor pago. 

Câmara dos Deputados

Plenário

18/04/2022 | Pauta:

  • MPV 1077/2021: Institui o Programa Internet Brasil, com finalidade de promover acesso gratuito à internet aos alunos da educação básica pública.

  • PL 1998/2020: Autoriza e define a prática de telemedicina em todo o território nacional.

  • PL 454/2022: Altera a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para autorizar o compartilhamento dos dados e microdados brutos do Censo Escolar. 

Senado federal

Plenário

19/04/2022 | Pauta:

  • PL 3825/2019: Disciplina os serviços referentes a operações realizadas com criptoativos em plataformas eletrônicas de negociação.

Share this post

PL 2.630/20 esfria, mas ano eleitoral não para

descodificado.vero.org.br
Share
Comments
Top
New

No posts

Ready for more?

© 2023 Instituto Vero
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing